Evander reforça necessidade de trabalho por melhorias aos povos indígenas de MS

Cumprindo agenda nos municípios de Anastácio e Aquidauana nessasegunda-feira (13), o Deputado Evander Vendramini, se reuniu com lideranças indígenas dos dois municípios.

Em pauta, as diversas demandas das comunidades indígenas das duas cidades e ainda a busca por soluções de infraestrutura básica para aldeias da região.

“Nós estivemos reunidos com o cacique da Aldeia Urbana Tico Lipu, e juntamente com o presidente da câmara de Anastácio, Ademir Alves, me passaram um raio-x dos avanços, mas também das necessidades daquela comunidade, apesar de já trabalharem por cerca de 11 anos em prol da aldeia, encontramos ainda carências de muitas coisas como água, iluminação, um trabalho de assistência social e saúde, já que na comunidade ainda não temos um posto de saúde”, disse o deputado.

O Parlamentar se comprometeu em levar as demandas ao Governo do Estado e também ao Governo Federal, já que a Sesai que é o órgão responsável por trabalhar e desenvolver programas da saúde indígena.

O deputado também conheceu o trabalho desenvolvido pela da Associação Indígena Kopenot  e conversou com Lucimara Batista Farias Carstens, presidente da Associação.

“Nessa associação eles desenvolvem um trabalho muito importante para manter a cultura do povo e geração de renda para as mulheres das aldeias. Me comprometi em trabalhar para o encaminhamento de uma emenda parlamentar destinada a aquisição de maquinário para confecção da arte indígena seja ela em tecido ou cerâmica”, afirmou.

 

No município de Anastácio, Evander se encontrou com Wanderson de Freitas, Cacique da comunidade indígena Aldeinha.

“Essa comunidade foi contemplada com uma emenda parlamentar no valor de R$ 40 mil reais, destinada a implementação da iluminação no campo de futebol da aldeia onde são desenvolvidas diversas atividades. Com a liberação da emenda já efetuada pelo governo do estado, em breve essa obra será iniciada no local”, destacou.

Fonte: Assessoria de imprensa